Friday, March 11, 2005

seguindo uma regra

Lauro Okida, de Alfenas: "Professor, meu nome é Renam, tenho 19 anos e recentemente aprendi acrônimos na escola. A professora não aprovou nenhum dos que eu fiz, mas eu gostei tanto? Então pensei se você poderia me explicar melhor o que são os acrônimos, dar uma olhada em alguns dos que eu fiz e me disser o que pode estar errado talvez? Obrigado."

Renam
E
Nam

Solstíso
Aumentão
Capaxo
Ao
Revés
Revés
Ou
L
Hoje
Aaamanhã

Estou em
Cas
A só
Espertan
To"


Com prazer, meu caro Lauro, com prazer. O problema com teus "acrônimos" é que eles não são acrônimos, mas acrósticos. Da próxima vez que tua professora pedir para que façam acrônimos, tu deverás seguir sua orientação. Isto me lembra de um aluno que eu tive, nos idos da década de 1970, quando ainda lecionava para o científico, que pronunciava a vogal u todas as vezes quando deveria pronunciar as outras vogais, ou quando precisava dizer "tchau" ou "até logo". Ele também não estava seguindo as orientações, mas, no caso, da língua portuguesa, não é?

No comments: